Skip to content



758 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. EDI JACI DE OLIVEIRA PEREIRA says

    GENIAL A SUA CARTA AO JORNAL ” O GLOBO”, QUE SEGUNDO VOCE MESMO DIZ , ” NÃO FOI PUBLICADA!” SAIBA QUE ACABEI DE RECEBÊ-LA,E QUANDO TERMINEI DE LER , JÁ ERA SUA FÃ! ALIÁS, ESTAMOS PENSANDO COMO IRMÃOS GÊMEOS UNIVITELINOS, DE TÃO PARECIDO! FICO MUITO FELIZ EM VER UM POUCO DE LUCIDEZ SÔBRE A HISTÓRIA RECENTE DE NOSSO PAÍS! ABRAÇOS!

  2. Paulo says

    Votei no deputado Bolsonaro e não me arrependo. Corajoso, enfrenta esse pessoal esquerdista sem se intimidar. Um exemplo.

  3. CAU says

    KKKK
    VOU FALAR PRO PAULO. ELE SEMPRE VOTOU NO PRAÇA.

  4. Ribamar says

    Será que os cabocos do interior sabem o que este pessoal anda fazendo em Brasília. O PT me dá nojo!

  5. Albaniza says

    Parabéns por divulgar estes nomes. Votei num destes que votou a favor das cotas. Agora não voto nele NUNCA mais!!!
    Quem eles pensam que são para dizer qual é a minha raça?

  6. Jânio says

    Parabéns, deputado. Petismo é racismo. Este partido apela para qualquer manobra para perpetuar-se no poder, até promover ódio racial no país.

  7. TIBURCIO says

    Se as cotas for dada ao povo afro brasileiros , será um tiro pela culatra.
    Será para nos mesmo , e seja quem qualquer tipo de cota qualquer , se dependesse da minha assinatura , jogava a caneta fora.
    A solução não esta em cotas , a solução esta nós mesmo.
    Fácil de ser resolvido.

  8. Jamil says

    ESSA É BOA! Os comunistas da URSS dão uma de cientistas malucos e os outros é que são doentios? Doentio, nojento e racista foi o que estes comunistas tentaram fazer com mulheres africanas e “voluntárias”.

  9. Lothar says

    Deturpação doentia esse artigo. Impressionante como alguém realmente consegue acreditar nessa deturpação sem ao menos estranhar o que está dizendo. A pesquisa do Ilya foi real, mas quem foi que disse que isso tem alguma coisa a ver com racismo? Ou será que o racismo não parte de vocês mesmos ao afirmarem tais absurdos? Artigo doentio e nojento. Impressionante. Lamentável.

  10. Genesis Duarte says

    Eles não tem é limites para suas insanidades, e penso devido a todos os fatos que estão ocorrendo, que o comunismo esta se tornando forte e se deixarmos, voltam com mais força e tirania!!

  11. Salomão says

    Tem gente que merece levar nota 0 em geografia e português. “Preto” é a palavra usada pelo IBGE e o site está somente reproduzindo material do instituto.

  12. Camila Sampaio says

    aff que preconceito “Pretos” nota 0 pro site

  13. Mauro says

    Absurdo!!! LUGAR DE QUEM NÃO GOSTA DE MESTIÇO É NA CADEIA!!!

  14. gabriel says

    O texto não diz que a mestiçagem causa racismo. O texto diz que a mestiçagem do povo brasileiro é usada para velar o racismo. Todo mundo no Brasil, quando acusado de estar praticando um ato de racismo, logo afirma ter parentes negros. Fato que exemplifica isso é quando o comediante Rodrigo Sant’Anna foi acusado de racismo por fazer Black Face, a primeira coisa que ele disse em sua defesa foi que tem parentes negros e que inclusive aquele personagem que ridiculariza a mulher negra é uma homenegem a sua avó negra. Óbviamente quando a mestiçagem tem o intúito de embranquecer uma população, como acontece no Brasil, as pessoas mais claras discriminam as mais escuras e são consideradas cidadãos de maior valor.

  15. gabriel says

    ”Do ponto de vista da autoidentificação, quando uma pessoa miscigenada comete um ato de racismo significa exatamente que ela não se identifica etnicamente como mestiça” Não entendi. Uma pessoa que se identifica como metiça não pode cometer atos de racismo contra pessoas das raças que lhe deram origem?

  16. Gabriel Birkhann says

    só de lerem o MSM subiram no meu conceito

  17. Israel says

    Isso revela às pessoas que vivem idolatrando o Guevara e o Marx, que sua “causa” possui mais um elemento anti-humano o racismo, além de assassinatos, roubos, estupros, torturas etc, típicos de uma colonização…

  18. Genesis Duarte says

    DEVERIA RESPONSABILIZAR ESTE SITE, POR POSTAR O QUER NÃO SABE, NÃO INVESTIGA E LEVIANAMENTE CONTRIBUI PARA QUE OS CONFLITOS AUMENTEM!!
    O PROBLEMA NOSSO QUE ESTAMOS SÓZINHOS NESTA LUTA, SEM API E SEM MÃE, ENQUANTO DO OUTRO LADO TEM TUDO, IGREJA, ONGS INTERNACIONAIS E O GOVERNO!!

  19. Leão says

    Prezado Edward,

    Muito importante o seu comentário. Você tem realizado análises incomodamente procedentes nesta época em que muitos se curvam ao obscurantismo.

    Abraços,

    Leão

  20. Edward says

    Prezados Leão e Helderli, outra vez, é com o mesmo espírito de solidariedade que move este movimento representativo da população mestiça do Maranhão e do Brasil todo, que venho de igual modo expressar meu veemente repúdio à política racial e étnica discriminatória contra a população mestiça e contra a prática da miscigenação, que vai agora gerar uma verdadeira prática de limpeza étnica e de apartheid nos municípios de Centro Novo do Maranhão, Governador Newton Bello, São João do Caru e Zé Doca, por conta da política racial segregacionista do Governo Federal, comandado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e que se dá em especial através da Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

    Reconhecendo o direito originário do povo mestiço sobre o território que habita entendo que a melhor solução para este conflito fundiário não seria a expulsão dessa população que lá habita à tantas décadas e das quais agora estão sendo expulsos. Entendo que deveria ser respeitado o direito à permanência na terra de seus ancestrais igualmente nativos, e igualmente miscigenados e a decisão de lutar por todas as formas legítimas pelo seu retorno ao mesmo.

    Entendo que tal situação e estado conflituoso só se consolida por causa da opção do Governo Federal em atender demandas específicas e condenáveis de organizações Não-Governamentais, que usam e manipulam minorias étnicas para jogá-las contra a maioria da população mestiça na região.

    Endosso vosso destaque ao fato de que o povo mestiço habita o Estado do Maranhão – e descende dos índios que habitaram o Estado e que com o contato com as levas de colonos europeus miscigenaram-se ao longo do processo de colonização da região da qual estão sendo expulsos agora. Entendo que estas populações tradicionais habitavam esta região muito, muito antes da imigração do povo Awá-Gaujá que vieram migrando de outras regiões do estado do Pará. E é esta compreensão que me faz condenar a ação do Governo Federal pretende criar mais um território de exclusão racial. Entendo que esta não é, nem será a melhor forma de promover a construção de uma sociedade regional e nacional pautada pelo respeito, cooperação e colaboração mútuas. Entendo e alerto a sociedade brasileira para o fato de que tal intervenção estatal só irá criar marcas e feridas sociais que durarão décadas para serem sanadas.

    Os manifestos desta corajosa entidade representativa que sabiamente invoca e conclama a retomada do projeto conjunto e uno para a criação de uma Nação Mestiça são uma das vozes mais mais eloquentes e corajosos, ainda que desvalorizados e silenciados avisos sobre o perigo e dos conflitos étnicos e os erros do uso político de minorias étnicas na condução da prática da etnicização que já tomou conta do cenário político nacional pelo mais completo descontrole das forças simbólicas envolvidas.

    Lamento e condeno esta mudança de rumos na condução da política étnica, indigenista e racial no Brasil, que trocou o caminho da livre construção da unidade nacional pela via da convivência pacífica e miscigenada, abdicando-o em favor da adoção de uma política de segregação étnico racial, promovida pela ação estatal alienante, violenta e artificial que não se sustenta historicamente. A democracia brasileira e a consciência cidadã do povo brasileiro deveriam ser as bases da construção de uma convivência pacífica entre os povos, não a ação estatal violenta e segregacionista entre eles.

    Minha solidariedade e apoio às populações mestiças do Maranhão, ao Movimento Nação Mestiça e a sua proposta de retomada da caminhada rumo à igualdade, à fraternidade e à liberdade nacional pela progressiva superação das fronteiras étnicas e raciais que separam a humanidade e agora o povo brasileiro!

    Reafirmo convosco a certeza da vitória da miscigenação, da união entre os povos, pela via do amor, do respeito e da liberdade individual, sobre toda forma de racismo em todas as suas formas e da vitória deste projeto de Nação brasileira sobre todas as forças e interesses que pretendam dividi-la.

    A história julgará nossos atos, e um dia verão e compreenderão nossa razão quando alertamos o Brasil para o perigo da eminente etnicização e da segregação racial do país!
    Um aviso para a confraria dos manipuladores irresponsáveis das categorias de entendimento: Vosso tempo já está perto do fim. Não nos calaremos, nem esqueceremos, não nos cansaremos, nem daremos descanso aos que, ao invés do respeito e do amor interacial, dedicam-se a pregar e propagar as sementes da separação, do ódio segregação e da superioridade étnica e racial no seio desta Nação Mestiça.

    Edward M. Luz. Antropólogo Livre. Ex-sócio da ABA.

  21. AJBF says

    Denunciem e publiquem esse boicote!

  22. Tânia Patrícia Silva says

    Até quando as injustiças? Um governo que massacra toda uma nação.
    Nunca se viu tanta podridão, desordem, vergonha em nosso país.

    Minha Pátria Amada, como sofro por ti!

  23. viviane says

    Isto é um absurdo como podem divide a nação brasileira, sendo a maioria de mesticos vou enviar esta notícia a meus amigos do face e também as comunidades que são contra a nova ordem mundial. O PT vai te o troco nesta eleições de 2014 Acordem mesticos e pardos do Brasil a revolução tem que começa este ano tirando está corja de vermelho.

  24. Mauro says

    Ou seja o ilegal continuará sendo praticado, agora com anuência do desgoverno petralha.
    Essa história de jogar irmãos brasileiros uns contra os outros não vai acabar bem.
    e o culpado serão a corja petralha socialista.
    Esse país ainda vai ser passado a limpo, e vai faltar vaga na papuda para petralha de grosso calibre. Quem viver, verá!

  25. Leão says

    Prezado Sr. Paulo,

    O Nação Mestiça foi talvez a organização que mais atuou contra cotas raciais. Esteve até no STF contra elas ( http://nacaomestica.org/blog4/?p=620 ). Não há cotas raciais para mestiços, mas para negros. Cotas raciais fazem parte da política de Desmestiçagem, elas visam fazer os mestiços identificarem-se como negros ou como índios.

    Você tem razão, esta política leva a conflito racial. Ela começou a ser plantada na lei já durante a Constituinte, com a criação de bantustões índios; depois veio a ECR-3, que privilegiou descendentes de imigrantes – na prática, descendentes de imigrantes brancos; depois as cotas raciais. Deixo um artigo sobre este assunto, http://portaldozacarias.com.br/site/coluna/os-brasileiros-nao-sao-iguais-perante-a-lei/

    Ou se abolem leis que criam diferenças civis entre brasileiros por etnia, raça ou origem nacional, ou a situação infelizmente continuará a piorar.

  26. Paulo Henrique jurgensen says

    Engraçado, os mestiços podem se beneficiar com as cotas raciais, aí não falam nada. Esse imbroglio está apenas começando. Está aberta a temporada de conflitos etnicos que eu previa quando foi estabelecida cotas “raciais”.

  27. sidiney says

    Vamos torcer para que essa indenização não seja em forma de sacrifícios de humanos para que a paz reine neste lugar.

  28. ^José Luís Freitas de Oliveira says

    ESSA PROPOSTA JÁ VEM PRONTA DA ONU , E OS FANTOCHES COMUNISTAS CAVIAR ASSINAM E COLOCAM EM PAUTA , CAMBADSA , ISSO É DAR AS NSSAS TERRAS PRAS ONG , OUTRO CANCER

  29. Cantor says

    Estes brasileiros que apoiam estas ONGs globalistas são entreguistas, traidores da Pátria.

    Figuras títeres como estas sempre existiram infelizmente.

    ENTREGUISTAS SÃO PAU-MANDADOS! A AMAZÔNIA É DO BRASIL!

  30. Lucas Stynjovich says

    A AMAZONIA DEVE SER PRESERVADA – INDEPENDENTE DE QUE PAÍS QUE SEJA – A AMOZONIA DEVE SER PRESERVADA.

    Ou seja: Se o Brasil não proteger a Amazônia, eu sou a favor da Internacionalização da mesma, para evitar o desmatamento total da Floresta.

    Pois se a Amazônia for destruída, ela vai se transformar em um grande DESERTO DO SAARA em pleno solo brasileiro.

  31. Genesis DuaRTE says

    tudo mentira da Funai, como sempre!! agora vão explorar o assunto até que sejam as vitimas e não os desaparecidos, fora funai, fora PT!!!fora ongs!!

  32. Valter says

    O manifesto da Nação Mestiça é um dos melhores retratos da realidade quanto aos conflitos étnicos que vem ocorrendo no Brasil. Afinal o que queremos do Brasil, se a melhor coisa que pode ocorrer é a miscigenação ? Pelo que tudo indica, à falta de uma luta de classes, o governo federal cria conflitos como os relatados na Nota. Meu total apoio ao Movimento Nação Mestiça ! Vamos em frente. Não esmoreçam !

  33. viviane says

    Boa tarde nm eu sensibilizo com sua carta ao povo de humaita e demais municípios, sou da região norte e aqui na minha cidade as universidades públicas daqui como antropólogos e socialistas são defensores das cotas e dizem que a nação brasileira deve muito aos indígenas e negros com isso trazem as idéias do aparthaid americano e sulafricano aqui em nossa país. Mas também quero colocar uma opinião minha vivemos numa economia capitalista e sabemos que impõem o individualismo e a competição entre as pessoas e isto vem acontecendo muito tempo e exemplo que digo e da própria distribuição da riqueza que acaba trazendo uma tremenda desigualdade social.

1 ... 13 14 15

Continuing the Discussion

  1. Manifestação em Brasília, 3/3, contra cotas raciais « Carlos Latorre linked to this post on 22/02/2010

    [...] STF publica o horário das palestras na audiência sobre cotas raciais [...]

  2. poema de rodeio marcones diniz | Abraço - abraços e beijos linked to this post on 25/03/2010

    [...] Nação Mestiça › Qual a cor do presidente Lula? – José Eustáquio … [...]

  3. Legislative Assembly Pays Tribute to the Caboclos and all Mestizos | People Of Color Organize! linked to this post on 12/07/2010

    [...] Nação Mestiça Share and [...]

  4. Terror en amazonía peruana: vampiros con rabia atacan comunidad indígena | El Molino Online linked to this post on 13/08/2010

    [...] Nação Mestiça › Farda Justa: Exército é acionado para abrir IPM e … [...]

  5. Movimento Mestiço existe, mas é ignorado pela imprensa e não tem direito algúm a terra no Brasil « Não deixe que um professor comunista adote seu filho linked to this post on 13/04/2012

    [...] PEC 215: qual será o voto dos parlamentares de seu estado? – Leão Alves [...]

  6. Desde Brasil, apoyan a los mestizos bolivianos - eju.tv linked to this post on 08/08/2012

    [...] la Unión de los Jóvenes Mestizos, organizaciones representativas de la etnia mestiza brasileña, expresan su solidaridad con los mestizos bolivianos ante las manifestaciones de intolerancia, exclusión y discriminación étnica por el gobierno [...]

  7. Mais um crime de Dilma contra quem trabalha e produz e constrói o Brasil « Não deixe que um professor comunista adote seu filho linked to this post on 12/10/2012

    [...] Dilma ordena nova demarcação de “terras indígenas” em [...]

  8. O Governo do PT contra os Mestiços « Não deixe que um professor comunista adote seu filho linked to this post on 18/10/2012

    [...] Mestiços farão manifestação contra a expulsão de suas terras pelo governo brasileiro [...]

  9. Novos ataques aos diretos indígenas: as portarias 303 e 415 da AGU | BloQ linked to this post on 10/11/2012

    [...]   Manifestações contrárias à Portaria: link1, link2   Manifestações em favor da Portaria: link1, link2   Entrevista com João Pacheco de Oliveira sobre o debate: Link     Gostar [...]

  10. O brutal racismo do Movimento Negro e do PT contra mestiços e brancos ficará impune até quando? « Não deixe que um professor comunista adote seu filho linked to this post on 16/11/2012

    [...] Prefeitura de Fortaleza faz campanha contra mestiçagem [...]

  11. BRASIL MENTIROSO – BRASIL NEGRO | CRISTINA BENEVIDES linked to this post on 19/12/2012

    [...] Mestiço brasileiro, a nossa etnia [...]

  12. http://www.advivo.com.br/luisnassif | " F I N I T U D E " linked to this post on 27/02/2013

    [...] EUA abandonam o uso da classificação racial de ‘negro’ para descrever os pretos americanos no censo [...]

  13. Historiador acredita que Hitler tenha visitado Stalin em Moscou em 1939 | Artigos de História linked to this post on 17/03/2013

    [...] do ataque da Alemanha nazista à União Soviética na madrugada de 22 de junho de 1941. O pacto Molotov-Ribbentrop, pelo qual Stalin e Hitler dividiram regiões de influência na Europa do Leste durante o período [...]

  14. Conheça um pouco da História de Mamborê -PR « Geografia linked to this post on 17/03/2013

    [...] TAMBÉM: Lembranças do “Anjo da Morte” (Por Nação [...]

  15. Censo isento revela maioria mestiça na Bolívia e desmascara política etnicizante da esquerda boliviana. | Revelando #SegredosdaTribo linked to this post on 08/08/2013

    [...] Censo revela nuevo Estado de mayoría mestiza y descoloca teoría indigenista del gobierno [...]

  16. Estratégia indigenista da esquerda Boliviana no poder desmorona diante do mundo. | Revelando #SegredosdaTribo linked to this post on 08/08/2013

    [...] Bolívia: Oposición dice que “mentira indigenista” del gobierno se cae tras resultado del censo [...]

  17. Derrocada da estratégia etnicizante na Bolívia: verdadeiramente ameaçados, mestiços se reconhecem mestiços. | Revelando #SegredosdaTribo linked to this post on 08/08/2013

    [...] Mestiços bolivianos impõem derrota a racismo indigenista [...]

  18. Sem diálogo só resta mesmo o uso da Força: Conflito étnico entre índios e mestiços na BA será apaziguado pela Força Nacional. | Revelando #SegredosdaTribo linked to this post on 21/08/2013

    [...] Conflito entre índios e mestiços na BA: Força Nacional chega a Buerarema [...]

  19. Mestiços fazem manifestação, contra discriminação pelo PT | Revelando #SegredosdaTribo linked to this post on 12/09/2013

    [...] (AM) faixas denunciando a discriminação do Partido dos Trabalhadores (PT) contra mestiços. Uma nota de repúdio contra agressões de militantes do PT e PCdoB ao movimento mestiço também foi distribuída para a [...]

  20. O dilema dos “enegrecedores” do povo mestiço. Por Leão Alves | Revelando #SegredosdaTribo linked to this post on 21/09/2013

    [...] Refletindo sobre as estranhas consequências das políticas raciais do governo petista, Leão Alves expõe O dilema dos “enegrecedores” do povo mestiço. [...]

  21. DIFERENTES SÍMILES | O BARBEIRO linked to this post on 20/11/2013

    [...] Mestiços bloqueiam BR-319 em protesto contra limpeza étnica pelo governo brasileiro [...]

  22. Obama Cites Coloureds In Speech | Project RACE-Multiracial Advocacy linked to this post on 13/12/2013

    [...] Obama cites Coloureds in a speech in honor of Mandela, Dilma Rousseff didn’t The U.S. president , Barack Obama in his speech on Tuesday (December 10) in honor of South African leader Nelson Mandela in Johannesburg, South Africa, explicitly cited the mestizo people of that country, the Coloureds: “Mandela showed us the power of action; of taking risks on behalf of our ideals. Perhaps Madiba was right that he inherited, ‘a proud rebelliousness, a stubborn sense of fairness’ from his father. And we know he shared with millions of black and colored South Africans the anger born of, ‘a thousand slights, a thousand indignities, a thousand unremembered moments…a desire to fight the system that imprisoned my people,’ he said”. In contrast to the U.S. President, the white President of Brazil, Dilma Rousseff, from a country with the largest mestizo population of Americas, merely said that “we, Brazilian nation, that have proudly African blood in our veins.” The president of Brazil defends the imposition of the Negro identity on the native Mestizo people and is implementing apartheid policies in the country. According to several newspapers, it was possible noted many people withdrawing during his speech. [...]