Skip to content


Obama cita mestiços em discurso em homenagem a Mandela, Dilma não

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em seu discurso na terça-feira em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, em Joanesburgo, África do Sul, citou explicitamente os mestiços daquele país. Contrastando com o presidente norte-americano e falando em seguida, a presidente branca Dilma Rousseff, do Brasil, o país de maior população mestiça da América, limitou-se a dizer que “nós, nação brasileira que trazemos, com orgulho, o sangue africano em nossas veias”.
A presidente do Brasil defende a imposição da identidade negra a mestiços.
Segundo diversos jornais, foi possível observar muitas pessoas retirando-se durante seu pronunciamento.
Abaixo, a íntegra do discurso do presidente Barack Obama.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em seu discurso na terça-feira em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, em Joanesburgo, África do Sul, citou explicitamente os mestiços daquele país.

“Mandela nos mostrou o poder da ação; de correr riscos em nomes dos nossos ideais. Talvez Madiba estivesse certo de que ele herdou ‘uma rebeldia orgulhosa, um senso de justiça teimoso’ do pai dele. E nós sabemos que ele dividiu com milhões de negros e mestiços sul-africanos a raiva nascida de ‘milhares de desrespeitos, milhares de indignidades, milhares de momentos esquecidos… um desejo de lutar contra o sistema que aprisionou meu povo’, ele disse.”

Contrastando com o presidente norte-americano e falando em seguida, a presidente branca Dilma Rousseff, do Brasil, o país de maior população mestiça da América, limitou-se a dizer que “nós, nação brasileira que trazemos, com orgulho, o sangue africano em nossas veias”.

A presidente do Brasil defende a imposição da identidade negra a mestiços e políticas de apartheid no país.

Segundo diversos jornais, foi possível observar muitas pessoas retirando-se durante seu pronunciamento.

Posted in Apartheid no Brasil, Comunismo, Mestiçofobia | Desmestiçagem, Multiculturalismo, Português, Racismo petista, Verwoerdismo | Indigenismo.

Tagged with .


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. João says

    ISSO É PRECONCEITO!!! QUAIS BRASILEIROS??? EU TENHO SANGUE AFRICANO E NÃO ODEIO E SOU BRASILEIRO!!!

  2. Gabriel says

    A Presidente Dilma só esqueceu de dizer a verdade: o brasileiro odeia ter em suas veias o sangue africano.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield