Skip to content


Mestiços realizam caminhada contra a criação de territórios só para índios em suas terras

Caminhada precedeu seminário sobre o Povo Mestiço.

Antes do início do X Seminário sobre a Identidade Mestiça, foi realizada caminhada contra a expulsão de mestiços para a criação de territórios exclusivos para índios pela FUNAI. A faixa registra “Não a discriminação ao Povo Mestiço. Não a demarcação de suas terras pela FUNAI”. Continued…

Posted in Português.


Seminário na ALEAM debaterá sobre direito territorial do Povo Mestiço

Nesta terça-feira (19), será realizado das 8 às 12 horas o X Seminário Sobre a Identidade Mestiça no auditório João Bosco Ramos de Lima da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com abertura oficial do Mês do Mestiço. O seminário tem como tema “O Mestiço e Sua Terra” e tratará sobre assuntos como o direito originário do Povo Mestiço, as políticas da FUNAI e do aparato indigenista que levam a expulsões de famílias mestiças para a criação e demarcação de territórios exclusivos para índios, outros impactos sociais, humanitários, econômicos e a legislação que protege o Povo Mestiço. Continued…

Posted in Português.


Polônia criminaliza ainda mais homicídio pré-natal

O Parlamento polaco rejeitou uma proposta que propunha o fim de algumas restrições à interrupção voluntária da gravidez, aprovando em vez delas medidas para tornar o homicídio pré-natal mais difícil. Continued…

Posted in Abortismo, Eugenia, Português.


O que é identidade de gênero?

Posted in Português.


Deputada comunista pede que russas não façam sexo com estrangeiros para não gerar mestiços

Deputada Tamara Pletnyova.

A deputada Tamara Pletnyova é do Partido Comunista da Federação Russa. No Brasil, líderes brancos comunistas também combatem mistura racial e defendem a criação de territórios raciais exclusivos para índios, negros e brancos descendentes de imigrantes. Continued…

Posted in Português.


Bush capitain

‘Captain of the bush’ (1823) painting by the German artist Johann Moritz Rugendas.

Captain of the bush or bush capitain (capitão do mato, in Portuguese) was the expression used in Brazil for the function of capture of escaped slaves. Included in this activity was the destruction of quilombos, which were fortified refuges of slaves. With the growth of the African slave trade, with cultures that included knowledge of slave-catching techniques, the activity also expanded, especially from the 17th century onwards. Continued…

Posted in História.


Lei do Ventre Livre: Presidente do STF compara escravas a criminosas

Ministra Cármen Lúcia, do STF.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, comparou a condição das mães presidiárias condenadas por prática de crimes à das escravas que viviam sob a Lei do Ventre Livre. Segundo a ministra: “A Lei do Ventre Livre é de 1871 e nós continuamos a ter brasileirinhos nascendo em penitenciárias sem ter feito nada”. Continued…

Posted in Português.


Capitão do mato

‘Capitão do mato’, pintura de 1823 do artista alemão Johann Moritz Rugendas.

Capitão do mato era a expressão usada no Brasil para a função de captura de escravos fugidos. Incluía nesta atividade a destruição de quilombos. Com o crescimento do tráfico de escravos africanos, com culturas que incluíam conhecimento de técnicas de captura de escravos, a atividade também se ampliou, especialmente a partir do séc. XVII. Continued…

Posted in História, Português.


A hora das hidrovias: estradas para o futuro do Brasil – Geraldo Luís Lino, Lorenzo Carrasco e Nilder Costa

A hora das hidrovias: estradas para o futuro do Brasil, Geraldo Luís Lino, Lorenzo Carrasco e Nilder Costa, 2008, 152 p. – R$ 35.00. ISBN: 978-85-98059-09-9.

O transporte hidroviário é o mais barato e eficiente para a movimentação de grandes cargas a longas distâncias. O Brasil, a despeito do seu território continental e de dispor de uma das maiores redes hidrográficas do mundo, tem desprezado historicamente este importante modal de transporte. Este desprezo, somado à reduzida malha ferroviária e à deterioração da malha rodoviária, implica em ineficiência, perdas de produção e um grande aumento do chamado Custo Brasil. Continued…

Posted in Português.


X Seminário Sobre a Identidade Mestiça na ALEAM

Posted in Português.